Painel Analítico da Cadeia Produtiva de Alimentos e Bebidas no Estado do Ceará

O conceito de cadeia produtiva, também conhecida como cadeia de valor, refere-se ao conjunto de processos e atividades interligadas que transformam matérias-primas em produtos finais, prontos para o consumo. Essa cadeia envolve diversas etapas, desde a extração ou cultivo de matérias-primas, passando pela produção, distribuição e comercialização, até o consumo final e, em alguns casos, a reciclagem ou descarte do produto. Cada elo da cadeia agrega valor ao produto, e a eficiência e integração dessas etapas são fundamentais para garantir a qualidade, o custo competitivo e a disponibilidade dos produtos no mercado.

Para a cadeia de alimentos e bebidas, no Ceará, considerando os dados da Relação Anual das Informações Sociais (RAIS), observa-se que ela está distribuída em 173 dos 184 municípios do estado. O total de empresas soma 7,7 mil (6,68% das empresas do estado) que absorvem 88,9 mil empregos formais (5,38% dos empregos formais do estado). Juntos, geram uma massa salarial de 192 milhões de reais (3,92% da massa salarial do estado). A participação varia entre os municípios, com destaque para Icapuí, em que a cadeia responde por 49% do emprego formal.

Publicação Painel Analítico da Cadeia Produtiva de Alimentos e Bebidas no Estado do Ceará

Painel Analítico da Cadeia Produtiva de Alimentos e Bebidas no Estado do Ceará