Painel Analítico do Segmento de Alimentos e Bebidas do Ceará

Esta publicação apresenta a plataforma de Business Intelligence (BI) do segmento de Alimentos e Bebidas, desenvolvida pela Centro de Inteligência do sistema Fecomércio CE. Essa plataforma possui uma abordagem baseada em dados, viabilizando um aprofundamento técnico das percepções observáveis do segmento. O segmento conta com 27,9 mil empresas ativas, sendo a maioria microempresas e com 63% alocados como MEI. O comércio varejista de bebidas é o segmento mais expressivo, com 27% do total das empresas do setor. As empresas se concentram no município de Fortaleza (33,81%). A abertura de novas empresas adotou um comportamento crescente mais expressivo a partir de 2021, com aparente estabilização em 2023.

Em termos de dinâmica do mercado de atacado, o Ceará apresentou, em fevereiro de 2024, crescimento de 7,30% em relação ao mesmo período do ano anterior. No acumulado do ano, o crescimento observado é de 8,20%, também em relação ao ano anterior. Quando comparado ao Brasil, este crescimento foi inferior ao observado para o país, que alcançou 13,20%. No comércio varejista, para a atividade de Hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo, o estado cresceu, em fevereiro, 11,40% em relação ao mesmo período do mês anterior, foi o quarto maior crescimento observado entre os estados participantes da pesquisa (Bahia, Ceará, Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Minas Gerais, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo). Já no acumulado do ano, o crescimento foi de 10,60%, também em relação ao mesmo período do ano anterior, maio que o observado para o Brasil, que foi de 7,90%.

Publicação Painel Analítico do Segmento de Alimentos e Bebidas do Ceará

Painel Analítico do Segmento de Alimentos e Bebidas do Ceará