A comparação entre MEI e não MEI na abertura de novas empresas, no Cariri, destaca um aumento acelerado a partir de 2020, com destaque para os MEI. A pandemia parece ter incentivado o empreendedorismo como alternativa ao desemprego, principalmente para esse grupo.
O IPCA de outubro registrou alta de 0,56%, ante 0,44 observada em setembro. O resultado fez o acumulado doze meses (4,76%) superar o teto da meta (4,5%). O grupo de Habitação (1,49%) foi o principal vilão do resultado de outubro, devido aumento observado na energia (3,68%), iniciado no mês anterior. O grupo Transportes foi o único a registrar deflação (-0,38%).
A divulgação dos dados de mercado de trabalho revela que o Ceará gerou 3.187 novos postos de trabalho, um pouco acima da metade do observado no mesmo período de 2023. Na proximidade das festas de final de ano, alguns setores passam a assumir a liderança na geração de empregos.
O resultado de agosto releva retração de -2,0% ante número positivo registrado para o mês de agosto. Esse foi o segundo pior resultado do ano e representa uma queda de -0,9% sobre o resultado observado no mesmo período do ano anterior. Com isso, a trajetória do acumulado em doze meses acelera a tendência decrescente, alcançando crescimento de 0,7%.
O acumulado doze meses das vendas do comércio varejista cearense continuam em alta, apesar do resultado de setembro ter sido negativo em -1,2% ante o mês de agosto, e 4,7% em relação ao mesmo período do ano passado.
A prévia da inflação geral registrou alta de 0,6% em novembro. O grupo Transportes apresentou a maior variação no mês (1,21%), seguido do grupo de Alimentação e bebidas (1,07%). Os dois foram os que mais contribuíram para o índice geral observado em novembro, para a RMF.