O mês de setembro registrou a abertura de 9.729 novas empresas no Ceará. O resultado é 39,3% superior ao observado no mesmo período do ano anterior. Os CNPJ classificados como MEI são maioria (70%), e o setor de serviços tem sido o principal influenciador do resultado em todo o período observado.
O IPCA de setembro registrou alta de 0,44%, ante deflação observada em agosto. O resultado pressiona o acumulado doze meses (4,2%) que volta a se aproximar do teto da meta. No ano, a inflação acumula 3,31%, sensivelmente inferior ao mesmo período do ano passado. O grupo habitação foi o grande vilão desse resultado, com variação de 1,8%, pressionado pela elevação dos custos com energia.
A divulgação dos dados de mercado de trabalho revela que o Ceará gerou 9.522 novos postos de trabalho no mês de setembro. Em relação aos segmentos, comércio varejista foi o principal empregados do mês, com 1.258 postos de trabalho. Dentre os serviços, setor que mais empregou no consolidado de segmentos, Informação, Comunicação e Atividades Financeiras lideraram no resultado, com 1.552 postos de trabalho.
O acumulado doze meses das vendas do comércio varejista cearense continuam em alta. O resultado de agosto mostra uma variação de 2,1% ante o mês de julho, e 9,6% em relação ao mesmo período do ano passado. Na análise para trimestres móveis, para o trimestre terminado em agosto, mostra uma tendência decrescente em relação ao mesmo período do ano anterior, já considerando os ajustes sazonais.
