Boletim Mensal IPDC/Fecomércio Janeiro/2026

O comportamento do IPCA-15 no Ceará ao longo de 2025 revela uma inflação marcada por oscilações mensais e forte heterogeneidade entre os grupos de consumo, sem uma pressão disseminada e contínua ao longo do ano.

No encerramento de 2025, a inflação na Região Metropolitana de Fortaleza apresentou uma trajetória de desaceleração acentuada no grupo de Alimentação e Bebidas, que recuou de patamares próximos a 6% em julho para cerca de 3% em dezembro, seguindo a tendência nacional, porém com maior intensidade local. Em contrapartida, o grupo de Habitação exibiu forte volatilidade, encerrando o ano em alta tanto no Brasil quanto em Fortaleza, onde atingiu seu pico em dezembro.

O mercado de trabalho formal do Ceará, em 2025, apresentou dinâmica positiva no acumulado do ano, apesar de um ajuste negativo em dezembro. No último mês do ano, observa-se saldo negativo de –10,8 mil postos, concentrado principalmente em Serviços, Construção e Indústria, o que sugere um movimento sazonal de desligamentos típico do encerramento de contratos temporários e redução de atividades após o pico do fim de ano, com exceção do Comércio, que ainda sustentou saldo positivo em dezembro.

O comércio varejista no Ceará apresentou um desempenho vigoroso na reta final de 2025, registrando uma alta de 2,1% em novembro, na comparação com o mês imediatamente anterior (M/M-1), o melhor resultado mensal desde fevereiro.

Baixe aqui o Boletim IPDC/Fecomércio Nº 46 – jan.2026

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *