Boletim Mensal IPDC/Fecomércio Maio/2025

A População Não Economicamente Ativa (PNEA) aumentou um ponto percentual, em relação ao primeiro trimestre do ano passado, segundo dados da PNAD contínua. A proporção entre PEA e PNEA passa a ser 51% e 49%, respectivamente. O total de ocupados chegou a 3,6 milhões de pessoas, em que  52,5% estão na informalidade.

A inflação de abril (0,60%) foi bem acima da projeção apontada pelo IPCA-15 (0,34%). O resultado fez o índice alcançar 5,35% no acumulado doze meses. A previsão do mês de maio, divulgado na última semana, mostra uma expectativa de crescimento no valor de 0,66%, motivada principalmente pelos grupos de Transportes, Saúde e cuidados pessoais, e Habitação.

Dados do CAGED mostram que o saldo de empregos de abril foi de 9.221 novos postos de trabalho. Serviços de Informação, comunicação e atividades financeiras puxaram o resultado com 1,8 mil empregos gerados, seguido do Administração pública, com 1,3 mil.

O rendimento médio mensal real da população cearense tem se mantido estável nos últimos quatros anos, segundo dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua Anual – PNAD.

Baixe aqui o Boletim IPDC/Fecomércio Nº 38 – Mai.2025

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *