Boletim Mensal IPDC/Fecomércio Agosto/2024

O Ceará registrou a abertura de 6.939 empresas, em agosto. No entanto, a maioria desses empreendimentos eram da categoria de “Atividades de organizações políticas”, decorrente do processo eleitoral que se aproxima.

Em nível Brasil, o acumulado doze meses alcançou o teto da meta, atingindo 4,50% com o resultado divulgado em julho, que veio acima do esperado (0,38%). O grupo de Transportes foi o que registrou maior variação positiva, alcançando 1,82% na margem, e também gerou maior impacto no resultado final (0,37 p.p.). Essa foi a variação mais elevada para o grupo durante o ano.

A divulgação dos dados de mercado de trabalho, pelo Ministério do Trabalho e Emprego, mostra que o Ceará gerou 3.488 novos postos de trabalho, em julho. Pela primeira vez no ano, o setor de serviços apresentou saldo negativo, com -520 postos de trabalho.

O volume de serviços cresceu 1,6%, em junho, e 3,1% em relação ao mesmo período do ano anterior. Serviços de informação e comunicação (11,1%) e Serviços prestados às famílias (8%) somaram positivamente para este resultado. Com isso, o acumulado doze meses voltou a crescer, com 0,1 p.p. a mais que o observado no mês anterior. Na variação doze meses, Serviços prestados às famílias se mantém negativo, mas em menor intensidade (-3,0%).

A tendência crescente do acumulado doze meses teve uma interrupção com o resultado observado em junho. A retração de -0,8% pesou para a queda da série. O resultado, contudo, ainda mostra que o segmento cresceu 6,9% em relação ao mesmo período do ano anterior.

Baixe aqui o Boletim IPDC/Fecomércio Nº 29 – Ago.2024

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *