Boletim Mensal IPDC/Fecomércio Abril/2024

Os dados divulgados pela RAIS 2022, mantém o Ceará em primeira posição no estoque de empregos do Norte/Nordeste, com 132.752 mil empregos formais. Em segundo lugar, aparece a Bahia, com 75.833 empregos. No ranking Brasil, o Ceará se mantém em quinta colocação, a mesma observada em 2021

O segmento de Alimentos e Bebidas do Ceará conta com mais de 28,3 mil empresas ativas, em sua maioria microempresas (94%). O segmento representa 4,32% de todas das empresas ativas do estado. O comércio varejista de bebidas é a atividade mais expressiva, com 27% do total de empreendimentos.

A divulgação dos dados de mercado de trabalho, pelo Ministério do Trabalho e Emprego, mostra que o Ceará já gerou mais de cinco mil novos postos de trabalho. O número, embora bastante positivo, é o menor da nova série histórica, iniciada em 2020. O mês de fevereiro (3,9 mil), por sua vez, teve resultado superior ao de janeiro (1,4 mil). Serviços e Construção Civil têm segurado as demissões observadas nos demais setores, principalmente, Comércio e Indústria.

O volume de vendas de serviços reduziu -1,30%, em fevereiro, no mercado cearense. Após duas altas consecutivas, o setor apresentou retração. Em relação ao mesmo período do ano anterior, houve crescimento de 1,60%. No acumulado do ano, o setor avança com 3,70%, quando se compara com o mesmo período do ano anterior.

Baixe aqui o Boletim IPDC/Fecomércio Nº 25 – Abr.2024

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *