Boletim Mensal IPDC/Fecomércio Janeiro/2024

A prévia da inflação oficial veio em 0,31% no primeiro mês do ano, abaixo das expectativas de mercado, pouco acima da média observada para o mês, segundo a série histórica.

A Bovespa registrou uma ligeira queda enquanto o dólar teve uma valorização. Os juros futuros também apresentaram um leve aumento. Essas variações foram uma resposta ao desempenho fiscal brasileiro, que ficou um pouco aquém das expectativas, resultando em um déficit de cerca de R$230 bilhões, em 2023.

O mercado de trabalho formal do Ceará encerrou 2023 com a criação de 53,9 mil postos de trabalho. Apesar deste resultado, a geração ficou 11,9 mil abaixo do observado em 2022. Foi o segundo melhor saldo observado para o Nordeste, ficando atrás apenas do estado da Bahia.

A Pesquisa Mensal do Setor de Serviços mostra estabilidade/estagnação no acumulado doze meses, que representa a variação em relação ao mesmo período do ano anterior.  O grupo de serviços prestados às famílias apresentou queda mais acentuada que o mês anterior, representando retração de -11,5%, em relação ao mesmo período do ano anterior.

O Comércio cearense segue aquecido e volta a apresentar crescimento no acumulado de doze meses, confirmando a tendência observada anteriormente. O resultado apresentado em novembro (-0,4%), não foi suficiente para modificar a curva de crescimento de doze meses.

Baixe aqui o Boletim IPDC/Fecomércio Nº 22 – Jan.2024

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *