Boletim Mensal IPDC/Fecomércio Novembro/2023

O IPCA-15, indicador antecedente da inflação mensal, interrompeu a tendência de queda dos últimos meses e apresentou, em novembro, expectativa superior à observada no mês anterior. O último se destaca pela interrupção das deflações no segmento de alimentos e bebidas, iniciadas em julho/23, em decorrência de influências climáticas que afetaram safras.

A taxa de desemprego (7,6%) do trimestre de agosto a outubro de 2023 recuou 0,3% em relação ao trimestre encerrado em julho de 2023 (7,9%) e caiu 0,7% ante o mesmo período do ano anterior (8,3%). Frente ao trimestre móvel anterior, houve aumento no número de ocupados do grupamento de atividade dos Transportes, armazenagem e correio (3,2%, ou mais 172 mil pessoas).

O mercado de trabalho formal do Ceará mantém o saldo positivo na geração de empregos, mas em ritmo desacelerado a partir de agosto, quando os saldos positivos passaram a ser menores. Resultados similares podem ser observados em anos anteriores, exceto 2020, por efeito da pandemia.

A Pesquisa Mensal do Setor de Serviços mostra estabilidade/estagnação no acumulado dos últimos doze meses, que representa a variação em relação ao mesmo período do ano anterior.  Após uma sequência de decréscimos no volume de vendas, motivados, principalmente, pelo grupo de serviços prestados às famílias, que acumula retração de -4,2%, no ano, o setor manteve-se em variação positiva.

O Comércio cearense segue aquecido e volta a apresentar crescimento no acumulado de doze meses, confirmando a tendência observada anteriormente. O resultado apresentado em setembro (2,9%), foi o segundo melhor observado no ano, ficando atrás apenas de janeiro (3,7%).

Baixe aqui o Boletim IPDC/Fecomércio Nº 20 – Nov.2023

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *