O Painel Analítico de Assistência Social no Estado do Ceará contempla a oferta dos – Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), unidade em torno da qual se organizam os serviços de proteção básica, do que decorre sua função de gestão local; e as famílias que são beneficiadas pelo programa Auxílio Brasil, do governo federal, substituto do Bolsa Família. Destaca-se a possibilidade de comparar e refletir acerca da oferta de empregos formais e o total de beneficiados, a fim de fortalecer as políticas de potencialidade do ambiente.
Com a oitava maior população do país, o estado teve uma piora quando se observa o salário médio do trabalhador formal, em relação aos demais estados brasileiros. Em 2020, segundo dados da Relação Anual de Informações Sociais (RAIS), o estado ocupava a antepenúltima posição em termos de salários médios. Com a divulgação da RAIS 2021, o Ceará passou a ocupar a última posição.
Diante do exposto, os programas sociais têm forte apelo dentro do estado. Mapear estes programas e equipamentos que possam atuar nessa frente favorece a geração de diagnósticos sobre a condição de vida da população, bem como abre espaço para novas intervenções que possam mitigar os problemas vividos pelos cearenses.