Painel Analítico Socioeconômico

Nas últimas décadas, diversos estudos foram direcionados às aglomerações produtivas de empresas especializadas em produtos ou serviços, localizadas em espaços geográficos delimitados. Parte desses estudos são destinados para avaliação de políticas públicas, realização de planejamento estratégico, elaboração de plano diretor etc.

O Painel Analítico Socioeconômico traz um conjunto de informações iniciais acerca do que foi apresentado. De modo comum, os estudos sobre regiões realizam abordagens sociais e econômicas para diagnosticarem os momentos passados e ter uma base de referência para uma abordagem de analítica. As informações utilizadas nessas abordagens são as mais diversas, mas há um conjunto que atende para uma visão panorâmica do território, são elas: Produto Interno Bruto e Produto Interno Bruto per capita, Educação: oferta de escolas e número de matrículas e concluintes, Índice de Desenvolvimento Humano Municipal e características da população, como sexo e idade. Essas foram as informações levantadas para comporem o BI socioeconômico.

O estado do Ceará está localizado na região Nordeste do Brasil, junto com mais oito estados. Possui uma população estimada (2021) de 9,2 milhões de pessoas e uma densidade demográfica de 56,76 hab/km². Comparado com outros estados, ocupa a 17ª posição em extensão territorial

A população é predominantemente Urbana e, segundo a projeção populacional do IBGE, deve continuar crescendo até o ano de 2040, quando entrará em queda.

Publicação do Painel Socioeconômico

Painel Analítico Socioeconômico