Painel Analítico do Mercado de Trabalho

O monitoramento do mercado de trabalho é um dos principais alicerces para o planejamento de políticas de desenvolvimento econômico. A literatura especializada aponta cinco tipos de políticas ativas de mercado de trabalho:

• Serviço público de intermediação de mão-de-obra e orientação para o mercado de trabalho;
  • Sistema nacional de capacitação e treinamento;
  • Desenvolvimento de pequenas e micro empresas e de atividades por conta própria;
  • Criação de empregos transitórios;
  • Medidas de apoio aos jovens.

As bases de dados utilizadas são abertas e disponibilizadas pelo Ministério da Economia. São as seguintes:  a RAIS (Relação Anual de Informações Sociais) e o CAGED (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados). Além destas, foi utilizada a base da Receita Federal, também aberta, para observar o quantitativo de empresas.

Publicação do Painel Analítico do Mercado de Trabalho

Painel Analítico do Mercado de Trabalho